Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Serviços ao Discente > VLEX

VLEX

por JCássia publicado 18/05/2016 13h44, última modificação 18/05/2016 13h44

Acesso a nova base de dados, Vlex, disponível para toda a comunidade acadêmica do CCJ-UFPB

A vLex é uma base de dados jurídica que integra livros, periódicos e revistas de todo o mundo com o texto completo, e também legislação e jurisprudência atualizadas de mais de 100 países. Trata-se de uma base de dados jurídica global que atualiza a informação diariamente e que disponibiliza todos os conteúdos na Internet (inclusive os livros e periódicos).

Os conteúdos vêm de cerca de 900 editoras oriundas principalmente da Europa, Estados Unidos e América Latina. Na vLex podem ser consultadas revistas como a Texas Law Review, o American Journal of International Law, a Revista Historia Constitucional (do Centro de Estudios Políticos y Constitucionlaes de Madrid), a Revista Novos Estudos Jurídicos da UNIVALI de Santa Catarina, etc.. São cerca de 3 mil títulos de doutrina, sempre com textos na íntegra, incluindo mais de 1500 livros, e cerca de 1500 periódicos e revistas jurídicas.

Além disso, disponibiliza legislação e jurisprudência de mais 100 países, sendo a página ideal para consultar o texto atualizado do Código Civil holandês ou do Diário Oficial do México, ou ainda a jurisprudência da Suprema Corte americana, para citar alguns exemplos. Todos os conteúdos podem ser consultados através do mesmo buscador unificado com tradutor de pesquisas e documentos.

No Brasil, já são clientes da VLEX instituições acadêmicas como a UERJ, UFSC, UNESP, entre outras; empresas como PETROBRÁS e orgãos públicos tais como SENADO e CÂMARA DOS DEPUTADOS, que perceberam a economia em tempo e espaço que representa possuir uma biblioteca jurídica global na Internet.

A base de dados brasileira da vLex inclui:

– O Diário Oficial da União e o D.O. de São Paulo atualizados diariamente;

– As leis mais importantes do País atualizadas e disponíveis de forma consolidada, refundida e anotada, com versões anteriores disponíveis;

– A jurisprudência dos principais tribunais brasileiros (STF, STJ, TST, TJSP, etc.) na íntegra e atualizada;
– Mais de 30 títulos de doutrina na íntegra, incluindo periódicos nacionais de prestígio atualizados constantemente;
– Modelos de contratos diversos prontos para serem adaptados e usados;
– Jornal O Globo na íntegra atualizado diariamente e com edições anteriores;

A base de dados “vLex direito internacional” contém:

– Todas as decisões da Corte Internacional de Justiça e da Organização Mundial da Propriedade Intelectual;
– Mais de 100 livros e periódicos das editoras mais prestigiadas do mundo na área, tais como Oxford University Press, American Society of International Law,  Commonwealth Secretariat, Banco Mundial,  Fundo Monetário Internacional,  Escritório de Publicações das Nações Unidas,  centenas de tratados internacionais e acordos bilaterais atualizados e traduzidos;
– Mais de 1500 livros de todo o mundo com os textos completos;
– Mais de 1300 periódicos, revistas e jornais especializados, incluídos números anteriores;
– Jornais destacados da imprensa mundial na íntegra (El Pais, The Washington Times, La Nación, O Globo, etc.);
– Legislação e jurisprudência atualizadas de mais de 130 países;

Tecnologia: As melhores funcionalidades ao seu dispor. Tudo pode ser encontrado num único buscador unificado por texto livre e todos os documentos estão traduzidos, permitindo a tradução dos termos de pesquisa e dos conteúdos dos textos.

Serviço:  vLex sempre garante o acesso direto a toda a informação atualizada.

A base oferece acesso full text a periódicos, livros, jornais, proceedings, além de legislação e jurisprudência de vários países. Quanto à doutrina, é contemplada na seção de livros e periódicos. Oferece ainda acesso a back files das revistas e jornais.
Oferta de mais de 700 títulos de periódicos com full text disponíveis na base de dados Proquest e Gale Cengage. Também pode ser consultada em mais de 10 idiomas.

Segue abaixo as instruções de acesso, lembrando que o primeiro acesso têm que ser feito no CCJ para que assim seja feito o cadastro inicial.

1 – Os usuários que estiverem dentro da instituição poderão entrar na vlex simplesmente através do link:http://vlex.com/account/login_ip.

2 – Uma vez dentro da base, os usuários poderão criar uma conta individual (vinculada à instituição) com nome de usuário e senha pessoais. A partir daí, eles
acessarão a vlex em qualquer lugar (e de qualquer dispositivo, incluindo tablets e smartphones) entrando em app.vlex.com , com o nome de usuário e senha criados.

Tutorial: http://issuu.com/ufjfbibliotecas/docs/tutorial_vlex