Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > [20170713] Nova tentativa de phishing contra usuários da UFPB

[20170713] Nova tentativa de phishing contra usuários da UFPB

A Superintendência de Segurança da Informação da Universidade Federal da Paraíba (STI/UFPB) gerou um alerta sobre uma tentativa de phishing (golpe disseminado por e-mail) direcionado a usuários da UFPB, na qual é dito que o sistema de correio eletrônico teria sido desligado e que seria necessário informar dados pessoais, incluindo sua senha de acesso.
publicado: 13/07/2017 15h37 última modificação: 13/07/2017 16h07

Uma análise superficial do texto (uso de termos pouco usuais e/ou de forma estranha) já desperta suspeitas sobre sua veracidade. Entretanto, o fato de pedir a senha do usuário, entre outras informações pessoais, é que tira qualquer eventual dúvida sobre o caráter de tentativa de golpe. A STI JAMAIS PEDIRÁ PARA QUE SE INFORME UMA SENHA POR E-MAIL.

Se você foi vítima, deve trocar sua senha imediatamente. Se usa a mesma senha em outros sistemas, sites, etc, deve trocar em todos eles, pois os golpistas podem vir a testar a validade dela em outros lugares.

A STI se coloca à disposição para eventuais esclarecimentos através do meio usual de contato: sti.ufpb.br/suporte

Cordialmente,

Gerência de Segurança da Informação / STI / UFPB